Project Description

Próteses Dentárias
Essa é a área da odontologia responsável pela reconstrução e reposição dos dentes danificados ou perdidos. O uso de próteses pode influenciar positivamente a mastigação, dicção e estética do paciente, além de proteger as funções articulares.
O tratamento pode ser realizado em casos de perdas parciais ou totais dos dentes. A prótese parcial é indicada quando o paciente ainda tem dentes saudáveis e precisa apenas repor as unidades faltantes. Já no caso da prótese total, é feita a reposição de toda a arcada dentária.
Principais Tipos
As próteses dentárias são indicadas pelo dentista de acordo com a quantidade de dentes comprometidos ou em falta, além da condição geral da boca do paciente. Assim, as próteses podem ser classificadas em parciais, quando apenas alguns dentes são substituídos na prótese, ou total, quando há necessidade de substituir todos os dentes, sendo esse último tipo de prótese mais conhecida como dentadura.
Além da classificação em parcial e total, as próteses também são classificadas em removíveis, quando a pessoa pode retirar a prótese para fazer a higienização, por exemplo, ou fixas, quando a prótese é implantada na mandíbula ou os dentes faltantes são parafusados.
Prótese parcial
As próteses parciais são aquelas indicadas pelo dentista com o objetivo de substituir a falta de algum dente, sendo normalmente removíveis.
Prótese total
A prótese total, popularmente conhecida como dentadura ou chapa, é indicada quando a pessoa perde vários dentes, sendo a prótese feita de acordo com o formato, tamanho e cor dos dentes originais, evitando que o sorriso fique artificial.
Implantes
Os implantes dentários são indicados quando há necessidade de substituição da do dente e de sua raiz, podendo servir como suporte para a colocação de prótese sob implante. Os implantes são indicados em situações em que a resolução da condição não pode ser feito com dentadura.
Prótese fixa
As próteses fixas são indicadas quando há necessidade de preencher espaços com ausência de dente.